LABits

O Laboratório de Investigação em Tecnologias Sociais (LABits) é uma plataforma voltada aos chamados “estudos sociais em ciência e tecnologia” que focaliza arranjos alternativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação fora dos circuitos tradicionais e oficiais.

Destaca, assim, a produção de ciência e tecnologia em circuitos e redes abertas e cidadãs e de compromisso social e ecológico. O objetivo é produzir e disseminar conhecimentos, experiências e promover intercâmbios sobre tecnologias sociais.

O conceito de tecnologia se refere tanto ao conhecimento dos aparelhos e dispositivos físicos quanto à formas de organização e metodologias, isto é, tantos as máquinas concretas quando as máquinas abstratas que dão origem a elas. As tecnologias Sociais reúnem um conjunto de técnicas, procedimentos e valores éticos alternativos aos padrões dominantes das tecnologias convencionais, estando ligadas à projetos de emancipação social pela democratização do acesso e pela liberdade de uso.

Enquanto racionalidade alternativa, envolvem as formas de produção científica alternativas como as práticas de ciência aberta e cidadã, assim como saberes e conhecimentos informais e das comunidades indígenas e tradicionais.

Em nosso campo de investigação estão as técnicas e formas de organização relacionadas à Agricultura Urbana, Cultura Livre, Economia Colaborativa, Gestão de Bens Comuns e Participação Cidadã de Interface Digital.

Publicações

Em Pleno Século XXI?

Vivemos tempos difíceis, de transições e disputas entre uma ordem caduca e outra em definição. E, nesse contexto, é comum que nas caixas de diálogo do Facebook ou Twitter o sentimento de perplexidade se manifeste com a exclamação “em pleno século XXI”, frase que revela uma abalada crença no progresso.

Encontro entre cultura tradicional e digital em Mandira

O encontro teve como proposta criar um espaço de reflexão e ideias por meio de rodas de conversa, relatos de experiências e intercâmbios entre os participante, tendo como resultado novos e ampliados entendimentos  sobre as relações entre cultura tradicional e cultura digital.
Share