Kinômade

Kinômade é um projeto que propõe a realização de exibições de filmes e rodas de conversa / debates que abordem temáticas relacionadas à diversidade cultural da cidade de São Paulo em escolas da rede pública e espaços educacionais do município. Por meio da linguagem cinematográfica propõe-se a reflexão e conhecimento da história, cultura, modos de vida e realidade de diferentes povos que vivem na cidade, especialmente povos indígenas e imigrantes sul americanos, africanos, asiáticos e árabes.

Após as exibições serão realizadas rodas de conversa com os estudantes e professores buscando provocar reflexões sobre os temas, estéticas e linguagens dos filmes. As conversas pretendem envolver abordagens transversais, visando integrar o repertório dos estudantes e os conhecimentos ensinados na sala de aula, para a formação de um pensamento crítico da realidade. Além das exibições, pretendemos ampliar as ações do projeto, a partir do interesse dos estudantes e das escolas, produzindo oficinas de formação cineclubista.

O cinema, sobretudo o cinema nacional e as produções independentes, tem um grande potencial pedagógico e podem ser um importante instrumento de reflexão sobre a importância da convivência pacífica e harmoniosa entre os povos e a valorização e o respeito à diferença. Cada pessoa, cada povo, traz conhecimentos e formas próprias de viver, pensar e ver o mundo. As trocas interculturais proporcionadas pelo encontro e a aproximação com “o outro” é um campo fértil para a produção de novos conhecimentos, contribui com a ampliação de nossos próprios horizontes e com a construção de uma leitura crítica e sinestésica do mundo.

Share